segunda-feira, 17 de maio de 2010

OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA 2010: ESTAMOS PARTICIPANDO!


Informamos aos amigos internautas que estamos participando da das Olimpíadas de Lingua Portuguesa 2010...Escrevendo o Futuro...porque acreditamos que o futuro começa aqui e agora!
Projeto: ROTA DA HORA / Este Blog foi criado com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita, divulgar e socializar  oficinas de criatividade digital,leitura e produção de textos de alunos do Ensino Fundamental de Santo André,porque acreditamos que "navegar" no conhecimento e na criatividade é preciso!
A informática e particularmente a  Internet nos possibilita uma leitura de mundo ampla e diversificada e não pode ser descartada pelo educador que acredita como o mestre Paulo Freire que "A leitura de mundo precede a leitura da palavra...a a leitura da "palavramundo"  não é um simples  caminho sobre o alfabeto, mas vai muito além disso,ler é  interpretar o mundo o que ele é na atualidade e representa para cada sujeito que também  lançar sua palavra sobre ele através da comunicação,da informação,da troca, isso é interferir no mundo pela ação.
 A leitura  para Freire é antes de tudo uma interpretação do mundo que o sujeito  vive,ou seja é uma tomada de  consciência,mas é necessário considerar que só isso não basta, preciso representar essa leitura através da  linguagem escrita.
O BLOG e outras ferramentas sociais nos possibilita navegar na rede e visualizar e ler  "a palavramundo"de maneira ampla,mas  não só isto,é possível "falar" sobre ela, interpretá-la, escrevê-la,fazer inúmeras re-leituras,enfim,ler e escrever, dentro desta perspectiva, é  libertar-se,ou seja fazer uso da leitura e escrita como uma prática de liberdade.
A meu ver é  necessario e urgente que o Professor atual reconheça na Internet e na informática  uma alternativa em relação a incorporação da ação educativa utilizando os meios "midiáticos" de comunicação e a "palavramundo" na busca de uma escola  cidadã.
A escola cidadã precisa apropriar-se da  informática em seu cotidiano e o computador ou a rede de computadores constituem ferramentas  dinamizadoras para a formação de leitores e escritores sujeitos.
A Internet dever ser vista  como mais um espaço de produção de conhecimento com inúmeras possibilidades de leitura e de escrita  Paulo Freire em suas considerações sobre o  recurso das novas tecnologias afirma que  (…) A vocação humana é a de “saber” o mundo através da linguagem que fomos capazes de inventar socialmente (…) nos tornamos capazes de desnudar o mundo e de “falar” o mundo. Só podemos falar do mundo porque transformamos o mundo, e o processo não poderia ser ao inverso(...) e este é um saber que nem é superior nem inferior aos outros saberes, senão que é um saber que elucida, que desoculta, ao lado da formação tecnológica (…)  Necessita-se de homens, de mulheres, que ao lado dos saberes técnicos e científicos, estejam também inclinados a conhecer o mundo de outra forma, através de tipos de saberes (...) por isso,acreditamos que  navegar na net atualmente não é mais uma opção ...é preciso !
SITE DO PROJETO OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA : http://escrevendo.cenpec.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário