quarta-feira, 5 de maio de 2010

POEMA VERSUS POESIA

Nossa viagem continua pelo mundo da poesia ...
e agora vamos  saber qual é a diferença entre poema e poesia.
Como não sou formada na área de "língua portuguesa e literatura brasileira",fui buscar ajuda ,porque essa diferença é muito importante e muita gente "pira na batatinha" quando tem que responder a pergunta: poema é a mesma coisa que poesia?...a resposta é não...´
Todo poema é poesia...mas nem toda poesia é um poema...tá ligado?...não...então vamos para a explicação...

É importante neste momento
destacar a diferença entre poema e poesia.


Apesar de seu uso comum na  escola, nem todos sabem diferenciar ao certo  a poesia do poema.
Consultei a Professora Roberta Ortolan da Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro em Santo André que é formada em letras e descobri uma modo muito simples de explicar  para toda a "galerinha" a diferença entre poesia e poema.
Vamos logo para a explicação:
Poema é a forma que se apresenta um texto poético,normalmente com  versos ,rimas ou quadrinhas,onde as frases não chegam ao final da linha como nos textos em prosa que as frases chegam no final da linhae possuem parágrafos.
Poesia é a "arte"do texto, está cheia de sentimentos,envolve a imaginação do leitor e tanto pode aparecer em textos com versos como é o poema ou textos em prosa.
Amei esta explicação  da "pro Roberta",simples e esclarecedora,até eu me enrolava toda nessa diferença,pois não sou professora formada em Lingua Potuguesa e fique você sabendo que não é porque alguém  é professor que sabe tudo não...é por isso que existe professor de matemática,português,história,geografia...e muitas outras áreas do conhecimento,para ser mais clara é  algo do tipo:"cada macaco no seu galho".Ta ligado?Bom mas para não ficar só na explicação da minha amiga,como professora que "adora" aprender muito mais,fui navegar pela "net" e minha rota estava definida:
"Qual é a diferença entre poesia e poema?"
Encontrei um montão de coisas e fiz um "resuminho" aqui,vamos ver:
A poesia ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
Lembra do que a "pro" Roberta Ortolan  falou:Poesia é a arte...a obra é o poema ou o texto poético, o poeta o artífice.vocé sabe o que é artífice?
Artífice é o artista que faz a arte...tipo escultor que faz a escultura...pintor de tela que faz o quadro...artesão que faz o artesanato...até aqui tá beleza...vamos conhecer  mais sobre poema e poesia.
Se poesia fosse uma pintura seria assim:
a arte é a ídeia do quadro,ou seja,o desenho na cabeça da pessoa que vai pintar,a obra seria o quadro pintado e o poeta o pintor do quadro.
Poesia é uma arte que tem aspectos metafísicos.
A palavra metafísica não é um "bicho de sete cabeça",quando você não sabe o que significa uma palavra,basta usar  qualquer dicionário ou ir em sites buscadores que logo aparece um site que explica...eu vou  procurar explicar da maneira mais fácil para você entender,a metafísica  tenta esplicar as formas de como as pessoas entendem o mundo, desde a origem da vida e as relaçções do ser humano com o mundo,ou seja,seres, objetos e suas propriedades, espaço, tempo..etc.
A metafísica é como a poesia , só existe no mundo das idéias.
Depois deste "palavrório todo"descobri que a  poesia é uma arte predominantemente oral , mesmo quando aparece escrita,ela tem ritmo de leitura que o pessoal chama de "declamar", o ritmo  aparece sempre como referência quase obrigatória,  aproximando muitas vezes esta arte da música,pois parece que a pessoa está cantando.
Finalizando essa discussão:
Poesia é diferente de poema.
Lembra da explicação da "Pro Roberta" ?
O Poema é a forma que se está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário