quinta-feira, 27 de maio de 2010

O QUE SÃO ACRÓSTICOS ?

E ai galera?..nossa viagem pelo mundo da poesia esta "DA HORA"...Hoje vamos navegar nas ondas do ACRÓSTICO...palavra bem estranha né?mas não significa nehum bicho de sete cabeças "não...é fácil fazer só que a regra para fazer um acróstico "é de lei",porque tem que ter uma palavra na vertical e as palavras na horizontal precisam começar com a primeira letra que tá na vertical...vou publicar uns exemplos depois...antes vamos ver o que a WIKIPÉDIA .ORG tem a dizer sobre esta palavra:
"Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia."
Eu achei esta explicação bem fácil perto das outras anteriores que até deu para ficar no vácuo e precisou de uma  tradução para entender melhor o negócio... acróstico não é difícil...nem vou precisar traduzir muito né !...vou fazer um bem fácil...sem rima...só palavras jogadas...
POESIA
OURO
ESPERANÇA
SATISFAÇÃO
INSPIRAÇÃO
APAIXONANTE                                                  M.Socorro

É facil né !!!! O acrostico é como uma brincadeira que você tem que começar a palavra  na horizontal (deitada)com a letra  da palavra que tá na vertical(em pé)...como eu fiz com a palavra poesia.
Existem acrósticos mais sofisticados...bem irados que tem um poema com rima e tudo...só pra se ter uma idéia o Hino Nacional dos paises Baixos da Europa é todo cheio de estrofes...tem 15 ...e na vertical o nome "Willem van Nazzov" (Guilherme de Nassau)...cada verso do hino começa com a letra que tá na vertical...imagine o trabalhão que deu para fazer esse hino...afff!!!!!
Esse hino é bem antigo...sua letra (é assim  que se chama a parte escrita de um hino ou música...certo?)  foi escrita entre 1568 e 1572,era  uma homenagem ao Principe de Orange Guilherme I, esse principe também ficou conhecido como Guilherme de Nassau)ele foi um cara muito irado na  Guerra dos 80 anos que foi uma revolta neerlandesa contra os espanhóis que queriam dominar os paises baixos ...os reinados destes povos  ainda eram uma bagunça...e viviam em guerra para tentar resolver o problema e por ordem no lugar... o Principe Gulherme I combateu o domínio dos outros povos e virou um herói...dai o hino em sua homenagem...só que esse hino só foi "legalizado" em 1932...por causa das brigas politicas ...
Não é nosso assunto mas eu achei engraçado esse nome de Paises Baixos...e isso com certeza não é porque só tem baixinhos lá...então pesquisei e descobri que: "Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland) são a parte europeia (está na Europa...tá!)do Reino dos Países Baixos, uma monarquia constitucional  (eles tem monarca,ou seja,Rei...).
Esse lugar fica na parte mais baixa da Europa,isso quer dizer que não é porque tem baixinhos lá...a europa também tem tem lugares cheios de montanhas  e são chamados altos ou alpes.Localizados no noroeste da Europa ,tem muitos quilômetros de praias porque  limitam-se ao norte e a oeste com o Mar do Norte,também são vizinhos  a leste com a Alemanha e a sul com a Bélgica.
Tem muita gente que chama todos paises baixos como Holanda,mas na verdade esse "pais" é formado por doze pedaços chamados de provincias....cada uma destas tem cada nome estranho que o mais fácil é Holanda.


Você já ouviu falar na cidade de Amsterdam(foto)? Essa cidade fica nos paises baixos...
Amsterdam, a capital oficial dos paises baixos, é um dos destinos mais procurados pelos turistas...Também tem o museu de um famoso  Pintor chamadoVan Gogh que fez o quadro do quarto que está ao lado...aliás tem um monte de museus interessantes por lá...assim como o acróstico de 15 estrofes...provavelmente o maior
do mundo.




Amsterdam também é famosa sobre duas rodas...pois é ... eu descobri é que lá é a cidade que mais se usa a "MAGRELA" no mundo todo...tem até estacionamento exclusivo...e são enormes...usar bicicleta é um ato à favor da vida e ecológico porque  com menos queima de combustível fóssil(gasolina e outros) o planeta fica mais saudável e a bicicleta é um ótimo meio de transporte para uma cidade evitando trânsito e poluição, contribuindo com o meio ambiente e com a saude da população pois é um , além de um ótimo exercício para  sáude.



Nossa navegamos bem longe só para falar um pouco sobre acróstico...é isso que me encanta na "net"a gente pode viajar sem sair do lugar e voltar
rapinho...

Para finalizar vou fazer um acróstico com a palavra :BICICLETA
BACANA
INTERNET
CHAVECAR
IRADO
CLIMA
LIGADO
ESPERTO
TO  NA ÁREA
ANTENADO

Um comentário: