quinta-feira, 27 de maio de 2010

O QUE SÃO ACRÓSTICOS ?

E ai galera?..nossa viagem pelo mundo da poesia esta "DA HORA"...Hoje vamos navegar nas ondas do ACRÓSTICO...palavra bem estranha né?mas não significa nehum bicho de sete cabeças "não...é fácil fazer só que a regra para fazer um acróstico "é de lei",porque tem que ter uma palavra na vertical e as palavras na horizontal precisam começar com a primeira letra que tá na vertical...vou publicar uns exemplos depois...antes vamos ver o que a WIKIPÉDIA .ORG tem a dizer sobre esta palavra:
"Os acrósticos são formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Podem ser simples, com frases ou palavras que não tenham ligação entre si ou podem mesmo ser o encerramento de uma poesia."
Eu achei esta explicação bem fácil perto das outras anteriores que até deu para ficar no vácuo e precisou de uma  tradução para entender melhor o negócio... acróstico não é difícil...nem vou precisar traduzir muito né !...vou fazer um bem fácil...sem rima...só palavras jogadas...
POESIA
OURO
ESPERANÇA
SATISFAÇÃO
INSPIRAÇÃO
APAIXONANTE                                                  M.Socorro

É facil né !!!! O acrostico é como uma brincadeira que você tem que começar a palavra  na horizontal (deitada)com a letra  da palavra que tá na vertical(em pé)...como eu fiz com a palavra poesia.
Existem acrósticos mais sofisticados...bem irados que tem um poema com rima e tudo...só pra se ter uma idéia o Hino Nacional dos paises Baixos da Europa é todo cheio de estrofes...tem 15 ...e na vertical o nome "Willem van Nazzov" (Guilherme de Nassau)...cada verso do hino começa com a letra que tá na vertical...imagine o trabalhão que deu para fazer esse hino...afff!!!!!
Esse hino é bem antigo...sua letra (é assim  que se chama a parte escrita de um hino ou música...certo?)  foi escrita entre 1568 e 1572,era  uma homenagem ao Principe de Orange Guilherme I, esse principe também ficou conhecido como Guilherme de Nassau)ele foi um cara muito irado na  Guerra dos 80 anos que foi uma revolta neerlandesa contra os espanhóis que queriam dominar os paises baixos ...os reinados destes povos  ainda eram uma bagunça...e viviam em guerra para tentar resolver o problema e por ordem no lugar... o Principe Gulherme I combateu o domínio dos outros povos e virou um herói...dai o hino em sua homenagem...só que esse hino só foi "legalizado" em 1932...por causa das brigas politicas ...
Não é nosso assunto mas eu achei engraçado esse nome de Paises Baixos...e isso com certeza não é porque só tem baixinhos lá...então pesquisei e descobri que: "Os Países Baixos (em neerlandês: Nederland) são a parte europeia (está na Europa...tá!)do Reino dos Países Baixos, uma monarquia constitucional  (eles tem monarca,ou seja,Rei...).
Esse lugar fica na parte mais baixa da Europa,isso quer dizer que não é porque tem baixinhos lá...a europa também tem tem lugares cheios de montanhas  e são chamados altos ou alpes.Localizados no noroeste da Europa ,tem muitos quilômetros de praias porque  limitam-se ao norte e a oeste com o Mar do Norte,também são vizinhos  a leste com a Alemanha e a sul com a Bélgica.
Tem muita gente que chama todos paises baixos como Holanda,mas na verdade esse "pais" é formado por doze pedaços chamados de provincias....cada uma destas tem cada nome estranho que o mais fácil é Holanda.


Você já ouviu falar na cidade de Amsterdam(foto)? Essa cidade fica nos paises baixos...
Amsterdam, a capital oficial dos paises baixos, é um dos destinos mais procurados pelos turistas...Também tem o museu de um famoso  Pintor chamadoVan Gogh que fez o quadro do quarto que está ao lado...aliás tem um monte de museus interessantes por lá...assim como o acróstico de 15 estrofes...provavelmente o maior
do mundo.




Amsterdam também é famosa sobre duas rodas...pois é ... eu descobri é que lá é a cidade que mais se usa a "MAGRELA" no mundo todo...tem até estacionamento exclusivo...e são enormes...usar bicicleta é um ato à favor da vida e ecológico porque  com menos queima de combustível fóssil(gasolina e outros) o planeta fica mais saudável e a bicicleta é um ótimo meio de transporte para uma cidade evitando trânsito e poluição, contribuindo com o meio ambiente e com a saude da população pois é um , além de um ótimo exercício para  sáude.



Nossa navegamos bem longe só para falar um pouco sobre acróstico...é isso que me encanta na "net"a gente pode viajar sem sair do lugar e voltar
rapinho...

Para finalizar vou fazer um acróstico com a palavra :BICICLETA
BACANA
INTERNET
CHAVECAR
IRADO
CLIMA
LIGADO
ESPERTO
TO  NA ÁREA
ANTENADO

terça-feira, 18 de maio de 2010

LEMBRANDO: O QUE É VERSO?...O QUE É QUADRINHA?

É BOM LEMBRAR ALGUNS DETALHES IMPORTANTES :

VERSO: É  cada uma das linhas de  um poema.

QUADRINHA:é formada por quatro versos, pode ter cinco ou sete sílabas .

Podemos dizer que verso é um pequeno texto.
O texto poético pode ser uma quadrinha.
O texto poético pode ser um poema (aquele texto que a frase não chega ao fim da linha e é formado por versos ou quadras).
O texto poético pode ser um texto em prosa(aquele formado de frases que vão até o fim da linha).
O verso é uma linha do texto,normalmente aparace em quatro linhas que terminam com sons que combinam,as vezes todas as linhas combinam e em outras vezes se intercalam(pulam uma linha e rimam).

 POESIA E LITERATURA
O QUE É LITERATURA?
Para entender a poesia precisamos entender outras coisas...lembra que a poesia é metafísica...então ela está ligada a um montão de coisas...por exemplo a Literatura.
O que é literatura?...fui navegar na net e lá na Wikipédia.org encontrei uma definição que desta vez não está dificil de entender vamos ver:
"Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.
A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. "
Vamos simplificar nossa conversa:
A literatura é  na sua origem estética,ou seja,ela tenta mostrar a beleza de um texto,é uma arte.
Existem textos técnicos que chamam de literatura mas é só para definir um grupo de interessados em ler não é uma arte,podemos dizer que existe uma literatura médica...essa interessa aos médicos, pois fala de assuntos de sua profissão,tem outras literatura voltadas para profissionais como a jurídica que é escrita para advogados e muitas outras ,afinal tem muitas outras profissões.
A poesia é  uma arte e faz parte da literatura mundial,ela é um gênero Literário,ou seja um tipo de texto,quando  juntamos todos os tipos de textos  arte temos o que se chama Literatura.
O que é Gênero literário ?
Na Wikipédia.org encontrei a definição: Gênero literário[...] é geralmente dividido, desde a Antigüidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático."Traduzindo para nosso papo,gênero literário são grupos de textos considerados arte  e foram criados para organizar a literatura.
Vamos entender melhor esse  negócio vendo cada gênero :
Gênero Narrativo
O gênero narrativo conta uma história  chamada de enredo,pode ser  imaginária ou verdadeira.No gênero narrativo é necessário o texto deixar claro  a época que acontece a história(enredo) e também o lugar ,ou seja deve determinar tempo e lugar. No  gênero narrativo deve existir  um ou mais personagens.
Tipos de textos narrativos:
 Romance: é um texto completo, com tempo, espaço e personagens bem definidos de carácter verossímil.((não tem nenhuma semelhança com a realidade)
Fábula: é um texto de carácter fantástico que busca ser inverossímil (não tem nenhuma semelhança com a realidade).
 As personagens principais são animais ou objetos, e a finalidade é transmitir alguma lição de moral.
Epopéia ou Épico: é uma narrativa feita em versos, num longo poema que ressalta os feitos de um herói ou as aventuras de um povo.
Quatro belos exemplos são O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, Os Lusíadas, de Luís de Camões, Ilíada e Odisséia, de Homero.
Novela: é um texto caracterizado por ser intermediário entre a longevidade do romance e a brevialidade do conto.
O personagem se caracteriza existencialmente em poucas situações. Como exemplos de novelas, podem ser citadas as obras O Alienista, de Machado de Assis, e A Metamorfose, de Kafka.
Conto: é um texto narrativo breve, e de ficção, geralmente em prosa, que conta situações rotineiras, anedotas e até folclores (conto popular). Caracteriza-se por personagens previamente retratados. Inicialmente, fazia parte da literatura oral e Boccaccio foi o primeiro a reproduzi-lo de forma escrita com a publicação de Decamerão.
Crônica: é uma narrativa informal, ligada à vida cotidiana, com linguagem coloquial, breve, com um toque de humor e crítica.
Ensaio: é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema.
É menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste também na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.), sem que se paute em formalidades como documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

Gênero Lírico
O texto que chamam de gênero lírico é na maioria das vezes escrito em versos e poemas,ou seja,é poesia,mas  nem toda poesia pertence ao gênero lírico,porque esse gênero da importância a um tal eu-lirico que é  o mundo interior de quem escreve o poema, envolve a visão de mundo  e o sentimento da pessoa  que escreve.O poeta precisa desenvolver um texto com sua visão de mundo e esntimentos considerando regras de uso de palavras (rimas,redondilhas,etc). Esse textos são  geralmente escrito na primeira pessoa do singular (eu). Poesia ao contrário do que muitos pensam não fala só de amor e romances entre duas pessoas,na poesia moderna encontramos críticas à  nossa realidade social  e até mesmo de humor,o que não pode deixar é de ser  breve e a acentuar o ritmo e a musicalidade da linguagem utilizada no texto.

Textos líricos
Seguem, abaixo, modalidades textuais pertencentes ao gênero lírico.
Ode: é um texto de cunho entusiástico e melódico, em geral, uma música.
Hino: é um texto de cunho glorificador ou até santificador. Os hinos de países e as músicas religiosas são exemplos de hinos.
Soneto: é um texto em poesia com 14 versos, dividido em dois quartetos e dois tercetos, com rima geralmente em A-B-A-B A-B-B-A C-D-C D-C-D.
Haicai ou haiku: é uma forma de poesia japonesa, sem rima, constituídos normalmente por três versos na ordem de 5-7-5 sílabas.

Gênero Dramático
São textos escrito para o teatro.É uma peça de teatro que para ser representado pelo ator é transformado em um texto chamado roteiro .O texto  é sério.

Na literatura ainda existem a Subclassificações dos gêneros e ai aprecem textos como:
Comédia,musical,Drama,Melodrama,Mistério,Pantomima,Romance,Tragicomédia,sátira,etc

segunda-feira, 17 de maio de 2010

OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA 2010: ESTAMOS PARTICIPANDO!


Informamos aos amigos internautas que estamos participando da das Olimpíadas de Lingua Portuguesa 2010...Escrevendo o Futuro...porque acreditamos que o futuro começa aqui e agora!
Projeto: ROTA DA HORA / Este Blog foi criado com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita, divulgar e socializar  oficinas de criatividade digital,leitura e produção de textos de alunos do Ensino Fundamental de Santo André,porque acreditamos que "navegar" no conhecimento e na criatividade é preciso!
A informática e particularmente a  Internet nos possibilita uma leitura de mundo ampla e diversificada e não pode ser descartada pelo educador que acredita como o mestre Paulo Freire que "A leitura de mundo precede a leitura da palavra...a a leitura da "palavramundo"  não é um simples  caminho sobre o alfabeto, mas vai muito além disso,ler é  interpretar o mundo o que ele é na atualidade e representa para cada sujeito que também  lançar sua palavra sobre ele através da comunicação,da informação,da troca, isso é interferir no mundo pela ação.
 A leitura  para Freire é antes de tudo uma interpretação do mundo que o sujeito  vive,ou seja é uma tomada de  consciência,mas é necessário considerar que só isso não basta, preciso representar essa leitura através da  linguagem escrita.
O BLOG e outras ferramentas sociais nos possibilita navegar na rede e visualizar e ler  "a palavramundo"de maneira ampla,mas  não só isto,é possível "falar" sobre ela, interpretá-la, escrevê-la,fazer inúmeras re-leituras,enfim,ler e escrever, dentro desta perspectiva, é  libertar-se,ou seja fazer uso da leitura e escrita como uma prática de liberdade.
A meu ver é  necessario e urgente que o Professor atual reconheça na Internet e na informática  uma alternativa em relação a incorporação da ação educativa utilizando os meios "midiáticos" de comunicação e a "palavramundo" na busca de uma escola  cidadã.
A escola cidadã precisa apropriar-se da  informática em seu cotidiano e o computador ou a rede de computadores constituem ferramentas  dinamizadoras para a formação de leitores e escritores sujeitos.
A Internet dever ser vista  como mais um espaço de produção de conhecimento com inúmeras possibilidades de leitura e de escrita  Paulo Freire em suas considerações sobre o  recurso das novas tecnologias afirma que  (…) A vocação humana é a de “saber” o mundo através da linguagem que fomos capazes de inventar socialmente (…) nos tornamos capazes de desnudar o mundo e de “falar” o mundo. Só podemos falar do mundo porque transformamos o mundo, e o processo não poderia ser ao inverso(...) e este é um saber que nem é superior nem inferior aos outros saberes, senão que é um saber que elucida, que desoculta, ao lado da formação tecnológica (…)  Necessita-se de homens, de mulheres, que ao lado dos saberes técnicos e científicos, estejam também inclinados a conhecer o mundo de outra forma, através de tipos de saberes (...) por isso,acreditamos que  navegar na net atualmente não é mais uma opção ...é preciso !
SITE DO PROJETO OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA : http://escrevendo.cenpec.org.br/

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O QUE É QUADRINHA ?

Navegando pela "net",nossa rota foi traçada...O que é quadrinha?
Quadrinha é tipo de poema popular,  é formada por quatro versos, normalmente de sete sílabas cada um...esse negócio de verso usa matemática para caramba...né!
A Quadrinha no Brasil é muito usada para desafios e usam sempre uma viola ou sanfona é meio cantada.
A quadrinha também é usada em provérbios populares e adivinhas...isso é coisa de Folclore...sacou!!!
A quadrinha era chamada de  Trova ...atenção não é "treva"não ...é trova mesmo...A trova podia ser qualquer poema ou canção, o poeta era chamado de  trovador ou vate  aquele que "declamava" a trova.Descobri que esse tal trovador tinha que saber ler direitinho e depois decorar o poema para então declamar ,isso era um tipo de leitura com ritmo tipo música...alguns até usavam um tipo de instrumento parecido com o violão...eles se apresentavam nas vilas que tinham ao redor dos castelos e nos salões de festas  castelos e  palácios...os trovadores eram  artistas famosos....tipo "pop star"...eram homens...as mulheres  normalmente eram dançarinas...
Agora uma definição  cheia de palavras difíceis da Wikipédia.org... de Trova ou quadrinha : é um  poema único  de quatro versos em redondilha maior,é chamado de  poema monostrófico que nome estranho...mas isso quer dizer que tem apenas  uma estrofe  com quatro versos heptassílabos...sacou???...não...essa  outra palavra  parece o nome de um dinossauro mais quer dizer que tem redondilha maior...redondilha esta mais explicadinho ai em baixo... mas quer dizer que tem cinco silabas(menor) ou 7 sílabas (maior) nos versos (quadrinhas)...
A quadrinha ou trova não tem título,tem  quatro versos, como nos exemplos a seguir:

"Trinta dias tem novembro, abril, junho e setembro.
Vinte e oito só tem um, os demais todos trinta e um."

"O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou"

MEU PAI CHAMA-SE CACO
MINHA MÃE CACA MARIA
LÁ EM CASA TUDO É CACO
SOU FILHO DA CACARIA
O QUE É REDONDILHA ?

Os versos de cinco ou sete sílabas são chamados de Redondilha
Os versos  de cinco sílabas chama-se redondilha menor.
Os versos de sete sílabas são chamados de redondilha maior.
 A redondilha foi muito utilizada pelos poetas do Cancioneiro Geral como o poeta Português  Camões.
Um assunto puxa outro vamos ver rapidamente o que é Trovadorismo...
Trovadorismo
O trovadorismo foi a primeira obra literária da língua portuguesa.
Surgiu no século XII ou seja mais de 800 anos atrás, chamavam essa época de  Idade Média, o pais de Portugal estava começando sua  formação nacional para ser reconhecido pelos outros países que já existiam como reino...nessa época as cidades nem existiam,eram vilas em volta de castelos...o cenário era parecido com as cenas dos filmes e desenhos do Robin Hood...
O primeiro trovador reconhecido foi  Paio Soares de Taveirós  que escreveu no ano de 1189 a "canção da ribeirinha"...o trovadorismo fez sucesso até 1418, quando começa o Quinhentismo.
Trovadores
Os trovadores eram os poetas da época. Eram  pessoas que  que sabiam ler e escrever...então tinham uma  origem nobre,ou seja,não eram pobres,pois os pobres daquela época eram todos analfabetos.
Os trovadores eram artistas que compunham e cantavam suas poesias  com o acompanhamento de instrumentos musicais ,essas poesias eram  as cantigas
Estas cantigas eram  escritas  à mão e  reunidas em livros, esses livros eram conhecidos como Cancioneiros.Já pensou? Escrever um livro inteiro à mão com caneta de "bico de pena"
Temos conhecimento de apenas três Cancioneiros. São eles: “Cancioneiro da Biblioteca”, “Cancioneiro da Ajuda” e “Cancioneiro da Vaticana”.
Os trovadores de maior destaque na lírica galego-portuguesa são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.
No trovadorismo galego-português, as cantigas são divididas em: Satíricas (Cantigas de Maldizer e Cantigas de Escárnio) e Líricas (Cantigas de Amor e Cantigas de Amigo).
Cantigas de Maldizer: através delas, os trovadores faziam sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais.
Em algumas situações eram utilizados palavrões.
O nome da pessoa satirizada podia aparecer explicitamente na cantiga ou não.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia.
As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando-se de duplos sentidos.
Cantigas de Amor: neste tipo de cantiga o trovador destaca todas as qualidades da mulher amada, colocando-se numa posição inferior (de vassalo) a ela.
O tema mais comum é o amor não correspondido.
As cantigas de amor reproduzem o sistema hierárquico na época do feudalismo, pois o trovador passa a ser o vassalo da amada (suserana) e espera receber um benefício em troca de seus “serviços” (as trovas, o amor dispensado, sofrimento pelo amor não correspondido).
Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o "eu-lírico" é um homem, nas de Amigo é uma mulher (embora os escritores fossem homens).
A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado.
O tema principal é a lamentação da mulher pela falta do amado.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

VERSO X ESTROFE...O QUE É VERSO? O QUE É ESTROFE

O QUE É VERSO?
Voltamos a pesquisar na "net" para descobrir o que é verso,encontramos uma caracteristica da Língua Portuguesa no Brasil muito comum que é usar uma mesma palavra para definir mais de uma coisa...lembram da aula sobre idioma na sala de informática,lá destaquei um montão de palavras em português do Brasil que tem múltiplos significados aqui e definem várias coisas,por exemplo : Banco
Banco pode ser: lugar que guardamos dinheiro e que fazemos transações financeira,pode ser um objeto  que usamos para sentar,pode ser uma lista de coisas,tipo banco de palavras ou dados(informações)
Neste caso vamos a definição de verso que pode ser:
  •   cada uma das linhas que constituem um poema,ou seja, uma linha de um poema;
  •  o outro lado de uma folha de papel
    O  QUE É ESTROFE?
Descobrimos então que verso é a linha de um texto e estrofe é  um parágrafo de um poema(texto)
Estrofe é o  agrupamento de versos em um poema esses agrupamentos ou conjuntos de versos se  separam uns dos outros por linhas em branco.Veja as poesias ao lado

sexta-feira, 7 de maio de 2010




NAVEGANDO NA "NET" COMO SEMPRE...PASSEI NA NA WIKIPÉDIA.ORG PARA DEFINIR  E ENTENDER BEM O QUE É ESCRITOR...AFINAL LOGO ESTAREMOS PRODUZINDO POESIAS E TEXTOS,POR ISSO,PRECISAMOS SABER O QUE É ESCRITOR.

O QUE É ESCRITOR?
Escritor é o artista que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da Literatura.
É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados  (chamados, por alguns, de amadores).
No Brasil, podem-se citar muitos exemplos de escritores considerados célebres, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Clarice Lispector e Luis Fernando Veríssimo,etc.
Existem muitos escritores amadores que publicam seus livros "por conta"
ou seja,manda fazer em uma grafica ou editora pequena alguns livros  seus para divulgar seu trabalho como escritor...alguns até são convidados depois para fazer livros para grandes editoras...e ai viram "Best Seller"....e olha a wikipédia.org,aqui de novo para definir o que isso quer dizer..."Bestseller é uma expressão da língua inglesa para indicar os livros mais vendidos no mercado editorial."
Algumas pessoas também chamam os escritores de autores...mas tem uma diferença ai...escritor é o artista  somente da escrita...autor é o artista de obras escritas e outras...
O  QUE É AUTOR?
A Wiquipédia.org.diz que :Autor é sempre o indivíduo que fez, que criou.
O autor, em relação à Literatura ou outro tipo de arte, é aquele a quem se deve uma obra.
É alguém que tem uma determinada visão do mundo e a exprime em termos artísticos ou científicos.
Tem autor de música...e no mundo científico também tem autor...é o cientista que realizou a pesquisa...
Já que entramos nesse papo...de escritor e autor...vamos saber o que é poeta...já que nossa tématica é poesia...
O QUE É POETA?
Essa pergunta tinha umas explicações na "net" que seria difícil para crianças,pois usaram a definição da poesia...então em palavras bem simples vou dizer que Poeta  a pessoa que faz poesia em versos ou em prosa...é um escrito de textos poéticos ou poemas...é um autor...é um artista...AFFF!...Enfim é tudo isso é muito mais...vamos descobrir isso durante o trabalho...mas para parar de enrolar aqui...nosso assunto é poesia...poesia infantil...então achei uma entrevista com a escritora Ruth Rocha que é escritora de livros que se transformaram em"best Seller" e também é poéta...ela é o máximo...

Ruth Rocha: "É muito bom escrever para crianças"

RUTH ROCHA:UMA AUTORA QUE ESCREVE VERSOS E HISTÓRIAS " DA HORA"...

VAMOS CONHECER UM POUCO DESTA MULHER QUE BRINCA COM AS PALAVRAS COMO NINGUÉM...ELA FAZ POESIA...FAZ POEMAS...FAZ CONTOS...FAZ PROSA...FAZ ATÉ DICIONÁRIO...ELE É SIMPLESMENTE FERA ...ESCREVER E ENCANTAR O LEITOR É SUA ESPECIALIDADE...NOSSA HOMENAGEM À RUTH ROCHA..."UMA AUTORA DA HORA"!

Ruth Rocha

XUXA CANTA :ESSE É O JOGO DA RIMA... 
                             
ESTA MÚSICA TEM A CARA DA NOSSA PESQUISA                 SOBRE  RIMA...                   
VAMOS CURTIR O SOM E       TAMBÉM                              
RIMAR...                              




Alô alô galera
Esse é o jogo da rima
Pra você que é fera
E que não desafina
Vamos balançar
Vamos nos divertir
Tudo que eu falar
Você vai repetir
Agora vamos lá...
Eu quero ouvir você cantar
Toda palavra que eu disser
Você vai ter que rimar
Eu quero ouvir, eu quero ouvir você cantar
Bum bum  pra lá, Bum bum pra cá
Você vai ter que rimar
Eu quero ouvir, vou começar
Toda palavra que eu disser você vai ter que rimar
Bola...
Bola bola que rima com cola
Cola que rima com rola
Rola que deixa rolar
Balança a pança nessa nova dança
Agora vamos balançar
Esquece o doce em bala nem se fala
Vamos embalar
Chocolate, pizza, nem pensar
Porque agora é hora de malhar
Esse jogo de rimar
É pra você brincar comigo
Gordurinha, gordurão
Vai saindo de montão
Sem parar, suando..
1,2, 1, 2, 3, 4.
E agora vamos rimar com os bichos,
Sapo, sapo que rima com
Gato, gato que rima com
Pato, pato que é quem não rimar
Paca, paca que rima com
Vaca, vaca que rima com
Macaca é o jogo de rimar
Agora os ritmos
Hip hop que rima com
Be bop que rima com
Rock o rock vamos dançar, dançar
Tango ,
Tango, tango que rima com
Rambo ,rambo que rima com
Mambo o mambo vamos dançar
Mambo...
Tutti fruti que rima com
Boot boot que rima com
Cut cut vamos gargalhar
Balança a pança nessa nova dança
Agora vamos balançar
E agora a gente vai viajar pelo Brasil!
Rio de janeiro  ...  fevereiro
Carnaval o ano inteiro
Terra do sol e do mar
A Bahia é terra da alegria
Micareta todo dia
E lá que eu vou brincar
São Paulo é a terra da garoa
Terra que tem gente boa
Que gosta de trabalhar
Lá no Sul tem a terra gaúcha
Terra que nos deu a Xuxa
Para a gente se orgulhar
E agora a gente vai imitar a dança dos artistas ...
Dani ,dani dani Daniela
O suwing é com ela
O balanço é de arrasar
Raia raia não fuja da raia
Vamos lá rodando a saia
Quero ver você dançar
Dança  a dança do estica e puxa
Dança a dança da Xuxa
Xu xu xu no xa xa xa
Dona, dona dança da Madonna
Se levanta da poltrona
Vem comigo vem dançar
E agora ele, BAD
Michael Jackson
Who...
Balança a pança nessa nova dança
Agora vamos balançar ...
Pesquisei na "net" e não encontrei o nome dos compositores desta música...quem souber me dá uma dica...para os devidos créditos...ok!!!!!

Xuxa Clip: Jogo da Rima (1ª Versão)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

POEMA VERSUS POESIA

Nossa viagem continua pelo mundo da poesia ...
e agora vamos  saber qual é a diferença entre poema e poesia.
Como não sou formada na área de "língua portuguesa e literatura brasileira",fui buscar ajuda ,porque essa diferença é muito importante e muita gente "pira na batatinha" quando tem que responder a pergunta: poema é a mesma coisa que poesia?...a resposta é não...´
Todo poema é poesia...mas nem toda poesia é um poema...tá ligado?...não...então vamos para a explicação...

É importante neste momento
destacar a diferença entre poema e poesia.


Apesar de seu uso comum na  escola, nem todos sabem diferenciar ao certo  a poesia do poema.
Consultei a Professora Roberta Ortolan da Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro em Santo André que é formada em letras e descobri uma modo muito simples de explicar  para toda a "galerinha" a diferença entre poesia e poema.
Vamos logo para a explicação:
Poema é a forma que se apresenta um texto poético,normalmente com  versos ,rimas ou quadrinhas,onde as frases não chegam ao final da linha como nos textos em prosa que as frases chegam no final da linhae possuem parágrafos.
Poesia é a "arte"do texto, está cheia de sentimentos,envolve a imaginação do leitor e tanto pode aparecer em textos com versos como é o poema ou textos em prosa.
Amei esta explicação  da "pro Roberta",simples e esclarecedora,até eu me enrolava toda nessa diferença,pois não sou professora formada em Lingua Potuguesa e fique você sabendo que não é porque alguém  é professor que sabe tudo não...é por isso que existe professor de matemática,português,história,geografia...e muitas outras áreas do conhecimento,para ser mais clara é  algo do tipo:"cada macaco no seu galho".Ta ligado?Bom mas para não ficar só na explicação da minha amiga,como professora que "adora" aprender muito mais,fui navegar pela "net" e minha rota estava definida:
"Qual é a diferença entre poesia e poema?"
Encontrei um montão de coisas e fiz um "resuminho" aqui,vamos ver:
A poesia ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor.
Lembra do que a "pro" Roberta Ortolan  falou:Poesia é a arte...a obra é o poema ou o texto poético, o poeta o artífice.vocé sabe o que é artífice?
Artífice é o artista que faz a arte...tipo escultor que faz a escultura...pintor de tela que faz o quadro...artesão que faz o artesanato...até aqui tá beleza...vamos conhecer  mais sobre poema e poesia.
Se poesia fosse uma pintura seria assim:
a arte é a ídeia do quadro,ou seja,o desenho na cabeça da pessoa que vai pintar,a obra seria o quadro pintado e o poeta o pintor do quadro.
Poesia é uma arte que tem aspectos metafísicos.
A palavra metafísica não é um "bicho de sete cabeça",quando você não sabe o que significa uma palavra,basta usar  qualquer dicionário ou ir em sites buscadores que logo aparece um site que explica...eu vou  procurar explicar da maneira mais fácil para você entender,a metafísica  tenta esplicar as formas de como as pessoas entendem o mundo, desde a origem da vida e as relaçções do ser humano com o mundo,ou seja,seres, objetos e suas propriedades, espaço, tempo..etc.
A metafísica é como a poesia , só existe no mundo das idéias.
Depois deste "palavrório todo"descobri que a  poesia é uma arte predominantemente oral , mesmo quando aparece escrita,ela tem ritmo de leitura que o pessoal chama de "declamar", o ritmo  aparece sempre como referência quase obrigatória,  aproximando muitas vezes esta arte da música,pois parece que a pessoa está cantando.
Finalizando essa discussão:
Poesia é diferente de poema.
Lembra da explicação da "Pro Roberta" ?
O Poema é a forma que se está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto.

A RIMA É UM DOS RECURSO QUE OS POETAS USAM PARA FAZER POESIA,NEM TODO TEXTO POÉTICO TEM RIMA E NEM TODO POEMA PRECISA SER "RIMADO"...

LEMBRANDO:

RIMA:
A DEFINIÇÃO MAIS SIMPLES QUE CHEGAMOS EM NOSSAS AULAS :  
  • IGUALDADE DE SONS NAS SÍLABAS FINAIS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS;
  • REPETIÇÃO DE SONS EM VERSOS;
  • BRINCAR COM AS PALAVRAS.
ATIVIDADE I :
Vamos fazer um banco de palavras com Rimas?
FAZER UM BANCO DE PALAVRAS COM RIMAS,É FÁCIL,BASTA FAZER LISTAGENS DE PALAVRAS COM SONS SEMELHANTES NO FINAL.
VAMOS COMEÇAR COM 6 PALAVRAS QUE TENHAM O FINAL:
AR  
AL  
AM
ÃO 
AS  
BA 
Façam as listas ...e depois vamos publicar...
Bom trabalho turma!